15 | 12 | 2016 - Quais são as causas dos dentes sensíveis?

Hipersensibilidade dentinária, ou sensibilidade nos dentes, é um problema dentário comum. Mas quais são as causas dos dentes sensíveis? Entenda: trata-se de uma condição que se desenvolve ao longo do tempo devido a problemas comuns, como retração gengival causada pela escovação com muita força e desgaste do esmalte dentário. A maioria das pessoas que apresenta essa condição tem entre 20 e 50 anos de idade. A sensibilidade nos dentes surge quando a parte mais macia e interna do dente, chamada dentina, fica exposta, por causa da retração gengival. A dentina é coberta pelo esmalte e pela gengiva.

Milhares de canais microscópicos ligam a dentina ao centro do dente. Quando a dentina está exposta, estímulos externos (como uma bebida fria) ativam os nervos no núcleo do dente, causando uma dor aguda breve, característica da sensibilidade nos dentes.

Quais são as causas dos dentes sensíveis?

Somente um dentista poderá confirmar se você apresenta hipersensibilidade dentinária. Se você estiver com algum problema dentário, sempre peça orientação ao seu dentista. Informe-se também sobre os corretos hábitos de escovação e uso de fio dental. E, se apresentar hipersensibilidade dentinária, basta fazer algumas mudanças simples em sua higiene bucal diária e em seus hábitos de alimentação para evitar a exposição adicional da dentina, cuidar dos dentes sensíveis e aliviar os sintomas dolorosos.

 

Fonte: Sensodyne. Disponível em: <https://www.sensodyne.com.br/sensibilidade-nos-dentes/causas.html>. Acesso em: Dezembro de 2016.

Down
Voltar ao topo ^
Lineare - Especialidades Odontológicas
Contato
Rua Cândido Ramos, 125 - Centro
CEP: 88501-200 - Lages - SC
Fone: (49) 3221-7100
Lineare - Especialidades Odontológicas © 2013
www.lineareodontologia.com.br
Green TI