20 | 07 | 2017 - Você tem dentes sensíveis? Saiba como evitar dores inesperadas

A sensibilidade dentinária é aquela dor que tanto incomoda quando escovamos os dentes ou ingerimos bebidas e alimentos frios ou doces demais. É aquele “choque” intenso que passa depois de alguns segundos e que muitas vezes se confunde com a sensibilidade causada pela cárie. A seguir, explicaremos algumas formas de lidar com o problema, bem como suas possíveis origens.

A sensibilidade dentinária acontece quando a gengiva retrai ou há perda de esmalte, expondo a parte mais porosa do dente, que é a dentina (camada que se encontra abaixo do esmalte). A dentina é formada por microtúbulos que conduzem as terminações nervosas. Ao sofrerem algum estímulo, o que ocorre quando se ingere um alimento gelado, por exemplo, acabam gerando dor.

Realizar a escovação de forma errada e com escova inadequada (cerdas duras não são recomendadas) e alimentação ácida constante, como a ingestão de refrigerantes e sucos em grandes quantidades, são as causas mais frequentes do problema. Refluxo gastrointestinal, transtornos alimentares como bulimia, perda de tecido ósseo da parede externa que cobre a raiz do dente, seja por tratamento ortodôntico ou excesso de força sobre alguns dentes, devido a problemas de mordida também podem gerar o problema.

Na presença de cárie, a sensibilidade ocorre porque ela danifica o esmalte do dente, também deixando a dentina exposta. A diferença aqui é que a lesão de cárie também causa dores espontâneas, pois inflama a polpa.

Para fugir da dor, bons hábitos são essenciais. Utilize escovas dentais com cerdas macias, e realize a higiene de modo suave, sem friccionar o esmalte. Consulte seu dentista e peça orientação de como escovar adequadamente seus dentes e qual escova é a mais adequada.

Fonte: MSN. Disponível em: <http://www.msn.com/pt-br/saude/saudebucal/você-tem-dentes-sensíveis-saiba-como-evitar-dores-inesperadas/ss-BBCZPn3#image=7> Acessado em Julho de 2017.