01 | 11 | 2017 - Higiene bucal: comer entre as principais refeições pode trazer prejuízos

Você já tomou o café da manhã, mas antes de chegar a hora do almoço já começa a bater aquela fome… Sua primeira reação é abrir o armário ou a geladeira para procurar alguma coisa para beliscar. Entre o almoço e o jantar, a mesma coisa. Biscoitos, doces e petiscos são as escolhas mais fáceis nessas horas. No entanto, além de poder prejudicar sua saúde de forma geral, esse hábito também pode trazer danos para a sua saúde bucal.

 

É importante seguir os horários das principais refeições

A saúde da nossa boca está ligada diretamente a uma alimentação equilibrada. Para uma boa saúde bucal é fundamental uma dieta balanceada, rica em nutrientes, junto de uma higiene oral adequada após as refeições. Além disso,  também é importante evitar comer entre as principais refeições.
Com esse hábito de beliscar, além de diminuir o apetite para as principais refeições, é gerado um acúmulo de resíduos dos dentes. Nessas situações, não costumamos fazer a escovação após comer. Quando não higienizados, esses resíduos possibilitam a formação de doenças bucais como gengivite, periodontite e cárie.

 

O hábito de beliscar pode trazer prejuízos para a saúde bucal

Após a alimentação, especialmente de comidas que contêm açúcar, ocorre a diminuição do PH da boca. Isso faz com que ele se torne ácido, levando a uma desmineralização dentária e favorecendo o aparecimento de placa. Além disso, uma higiene oral inadequada ou ausente pode levar a formação de tártaro, podendo resultar no aparecimento das doenças periodontais. Durante a higiene bucal, os resíduos alimentares devem ser eliminados e o PH da boca normalizado. O hábito de beliscar pode comprometer a saúde bucal, uma vez que nem sempre é acompanhado de uma higienização oral correta.

 

É importante escovar os dentes após qualquer refeição ao longo do dia

A profissional explica que manter uma boa higiene bucal após a alimentação e também antes de dormir, junto com o uso do fio dental, é importantíssimo para evitar problemas como a cárie, doença periodontal e mau hálito. Vale lembrar que é necessário ter uma dieta balanceada, rica em alimentos saudáveis, evitando aqueles que são maléficos a nossa saúde. Portanto, os doces ricos em açúcar devem ser evitados, principalmente fora do horário das grandes refeições.

Dessa forma, para ter uma boa saúde bucal é fundamental ter hábitos alimentares saudáveis, incluindo evitar alimentos cariogênicos, uma higiene oral frequente e correta e fazer visitas periódicas ao dentista. Não é tão difícil, né?

 

 

Fonte: Associação Brasileira de Odontologia. Disponível em: <http://www.abo.org.br/noticia/higiene-bucal-comer-entre-as-principais-refeicoes-pode-trazer-prejuizos> Acessado em Novembro de 2017.

Down
Voltar ao topo ^
Lineare - Especialidades Odontológicas
Contato
Rua Cândido Ramos, 125 - Centro
CEP: 88501-200 - Lages - SC
Fone: (49) 3221-7100
Lineare - Especialidades Odontológicas © 2013
www.lineareodontologia.com.br
Green TI