13 | 12 | 2017 - Saiba o que fazer se: Queimar a língua

Quem nunca teve a desagradável sensação de queimar a língua? Essa situação acontece quando ingerimos alimentos muito quentes, como café, leite ou a própria comida. Muitas vezes o impacto pode ser leve, causando um incômodo no início e sarando logo depois. Pode parecer simples, mas queimaduras mais sérias que geram uma grande ardência precisam de cuidados imediatos para não correr o risco de infecção.

Fique atento aos indícios de uma queimadura grave

A língua é um músculo importante responsável pela deglutição e pela fala. Por isso, devemos ficar de olho no grau de lesão que esse acontecimento desagradável deixou. Uma queimadura de primeiro grau, por exemplo, causa dor, inchaço e vermelidão na superfície da língua. A de segundo grau afeta a primeira e a segunda camada do músculo, podendo haver bolhas além de uma aparência irritada. Já a queimadura de terceiro grau é capaz de afetar os tecidos mais internos da língua, causando uma cor branca ou preta. Neste caso, a pessoa pode sentir dormência e dor excessiva. Quem diria que um simples acidente poderia causar algo tão sério, não é mesmo?

Se o incômodo não passar visite seu dentista

Geralmente a lesão é auto resolutiva, mas se os sintomas como dor e ardência não passarem, é importante ir ao dentista para ele indicar um medicamento e avaliar o machucado. Se uma queimadura grave na língua não for identificada e tratada de forma adequada, pode causar complicações. A boca é um local repleto de bactérias que podem colonizar as feridas provenientes da queimadura e infectá-las. A lesão também pode ocasionar a perda do paladar na área afetada, mas se isso acontecer, as chamadas papilas gustativas se regeneram de forma rápida.

O melhor remédio para a sua língua

Quando isso acontecer a ação precisa ser rápida. Enxague o local afetado com água fria corrente durante alguns segundos, se a lesão for leve irá evitar futuros incômodos, como a dor. No caso dos demais sintomas, o profissional deverá avaliar se é uma queimadura de segundo ou terceiro grau e receitar a medicação ideal. É sempre bom evitar acidentes como este testando a temperatura de qualquer alimento ou bebida quente antes de ingerir.

Cuidado com a língua durante a higiene bucal

Sabemos que para manter a boca saudável é necessário realizar a higiene bucal após as refeições. Isso envolve uma escovação eficiente, uso do fio dental e limpeza caprichada da língua. No caso de uma queimadura no músculo, Esse cuidado precisa ser evitado até a lesão cicatrizar. Sempre é bom higienizar a língua, mas queimada fica difícil e normalmente dói por conta de algumas substâncias, como a menta, presentes nos produtos bucais. Mantenha os dentes limpos e use um fio dental com multibenefícios para evitar o acúmulo de placa bacteriana entre os dentes.

Fonte: Associação Brasileira de Odontologia. Disponível em: <http://www.abo.org.br/noticia/queimou-a-lingua-saiba-como-cuidar-desse-incomodo>. Acessado em: Dezembro de 2017.