20 | 08 | 2020 - Associação entre doença periodontal e doença cardiovascular

Cerca de 100 milhões de indivíduos no mundo têm doença periodontal (DP) moderada a grave (15% dos adultos de 21 a 50 anos e 30% acima dos 50 anos). A prevalência e a gravidade da doença aumentam com a idade; 97% a 100% dos indivíduos aos 45 anos apresentam alguma forma de DP.

A doença periodontal, conhecida também como periodontite, acomete tecido ósseo e ligamentos periodontais. Caracteriza-se pela presença de sangramento, edema e aumento do fluido cervical, resultantes da atividade inflamatória (mediada por bactérias ou endotoxinas) e da resposta imunológica/ humoral do hospedeiro (mediada por leucócitos polimorfonucleares, linfócitos, imunoglobulinas e sistema complemento).

O edema do tecido gengival e o sangramento podem levar à reabsorção óssea e à perda do elemento dentário pela eliminação total do tecido de sustentação. A periodontite se inicia por colonização de bactérias Gram-negativas e anaeróbicas que se aderem às bactérias já existentes na placa bacteriana (Gram-positivos), alterando a concentração hidrogeniônica e a tensão do oxigênio, ocasionando uma reação inflamatória.

 

Fonte: http://departamentos.cardiol.br/dha/revista/16-3/11-associacao.pdf

Como é realizado o clareamento dental? - Informações - Lineare - Especialidades Odontológicas
01 | 04 | 2019 - Como é realizado o clareamento dental?

O clareamento dental é um tratamento realizado com substâncias químicas, que modificam a cor do dente. O principal ingrediente que age no clareamento dental é oxigênio, que é proveniente do peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida.

Como todo procedimento clínico na cavidade bucal, o clareamento deve ser realizado com a técnica correta, cuidadosa e sob a supervisão do cirurgião dentista.

Antes de iniciar o tratamento clareador é imprescindível a realização de um criterioso exame clínico e radiográfico, para verificar os possíveis fatores como cáries e infiltrações, que poderão influenciar na sensibilidade dental durante ou após a aplicação da técnica clareadora.

 

Contraindicações do clareamento dental

As principais contraindicações do clareamento dental são:

  • Pacientes menores de 15 anos
  • Mulheres grávidas
  • Pacientes com cáries
  • Pacientes com restaurações defeituosas ou problemas na gengiva
  • Pessoas com expectativas além da realidade
  • Pessoa alérgicas aos complementos do agente clareador.

 

Efeitos colaterais do clareamento dental

A sensibilidade dentária é um sintoma que pode acontecer e sempre deve ter a causa investigada.

A irritação da gengiva também pode ocorrer quando a moldeira não está bem adaptada ou quando a pessoa usa gel demais.

É preciso fazer o clareamento dental mais de uma vez na vida?

O clareamento não é feito por necessidade, mas por motivação pessoal. O dente escurece com o passar dos anos por que a dentina se forma continuamente dentro do dente, e assim uma camada mais espessa de dentina acaba mostrando um dente mais amarelo. Por causa disso, algumas pessoas gostam de repetir o clareamento depois de alguns anos.

Escova de dente e fio dental diariamente. - Informações - Lineare - Especialidades Odontológicas
24 | 01 | 2019 - Escova de dente e fio dental diariamente.

Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal. Isso significa que, com uma escovação adequada e o uso do fio dental diariamente:

  • Seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares;
  • A gengiva não sangra nem dói durante a escovação e o uso do fio dental;
  • O mau hálito deixa de ser um problema permanente.

Caso sua gengiva doa ou sangre quando você escova os dentes ou usa fio dental, e se estiver passando por um problema de mau hálito, consulte o seu dentista. Essas manifestações podem ser a indicação da existência de uma disfunção mais grave. Um profissional poderá ensiná-lo a usar técnicas corretas de higiene bucal e indicar as áreas que exigem atenção extra durante a escovação e o uso do fio dental.

No Brasil, 20% das pessoas não vão ao dentista por falta de dinheiro - Informações - Lineare - Especialidades Odontológicas
23 | 11 | 2018 - No Brasil, 20% das pessoas não vão ao dentista por falta de dinheiro

 

Cerca de 20% dos brasileiros não vão ao dentista por falta de dinheiro, mas tem como fazer tratamento de graça, você sabia? O ortodontista Fábio Bibancos, fundador da ong Turma do Bem, fala sobre isso no Bem Estar.

 

E como anda o seu sorriso? Se você não está sorrindo porque tem vergonha dos dentes, saiba que isso pode ser mudado. O periodontista Giussepe Romito explica. Às vezes, basta um tratamento com aparelho para mudar tudo.

 

Dados do Conselho Federal de Odontologia (2014) mostram que:  20% dos brasileiros não vão ao dentista por falta de dinheiro; 46% consideram difícil o acesso ao dentista; 1/3 não concluem o tratamento público por problema de agendamento; 68% não sabem

que têm direito a tratamento odontológico público e 20 milhões nunca tiveram acesso ao dentista.

 

Disponível em: < http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/09/no-brasil-20-das-pessoas-nao-vao-ao-dentista-por-falta-de-dinheiro.html>. Acesso em: novembro 2018.

Neuralgia do trigêmeo - Informações - Lineare - Especialidades Odontológicas
01 | 10 | 2018 - Neuralgia do trigêmeo

Neuralgia do trigêmeo, ou nevralgia do trigêmeo, provoca uma dor absolutamente inesquecível. É uma dor muito, muito forte que pega um lado da face, dura segundos e desaparece. O problema é que ela geralmente volta com grande intensidade, em intervalos de tempo variáveis.

A neuralgia do trigêmeo se distribui segundo três territórios especiais: a região frontal que toma a órbita ocular e parte do nariz (em vermelho na Imagem 1), a região malar que se estende até a asa do nariz e parte do lábio superior (representada em verde) e a região temporal que passa pelo lado do ouvido e acompanha a mandíbula ou maxilar inferior (em preto na imagem).

A imagem 2 deixa ver os territórios de distribuição dessa dor vistos de perfil. O nervo do trigêmeo, um par de nervos cranianos, recebe esse nome porque tem três ramos (imagem 3): o ramo oftálmico, o ramo maxilar (acompanha o maxilar superior) e o ramo mandibular (acompanha a mandíbula ou maxilar inferior). Como vários outros nervos da face, é um nervo sensitivo que controla as sensações que se espalham pelo rosto. Por isso, a dor se distribui de acordo com o ramo acometido.

 

                                                   

 

Lentes de contato para os dentes: posso usar? - Informações - Lineare - Especialidades Odontológicas
24 | 04 | 2018 - Lentes de contato para os dentes: posso usar?

Quem nunca ouviu frases do tipo: “o sorriso é o nosso cartão de visitas”, “um belo sorriso melhora a autoestima” ou “o sorriso é alma do negócio?”.

Atualmente, a busca pelo sorriso perfeito conta com aliados importantes no consultório do dentista. Entre esses recursos, estão as “lentes de contato dental“, expressão popular para uma tecnologia cujo nome técnico correto é “laminados cerâmicos ultrafinos”.

Eles são preparados e cimentados sobre os dentes do paciente, um a um. Falamos de lâminas que têm entre 0,2 e 0,5 milímetros de espessura e que, por serem tão finas, são comparadas às lentes de contato destinadas aos olhos.

Como funciona esse processo?

Para saber se você é candidato ao procedimento de instalação das “lentes”, o primeiro passo é procurar um cirurgião-dentista, profissional que examinará seus dentes e verificará se o uso das facetas está indicada ou não.

O especialista solicitará, ainda, exames de raios X e fará um molde da boca, bem como uma análise do sorriso. Assim, conseguirá avaliar o que precisa ser alterado e o que seria mais adequado caso a caso. A partir desse estudo, as lentes serão confeccionadas por um protético.

Quem é que pode ou deve usar?

Pessoas com desarmonias suaves na forma e na cor dos dentes são as mais indicadas a recorrer às facetas ultrafinas. Após um planejamento criterioso, elas podem entrar em cena para situações como:

  • Fechamento de espaços (os diastemas);
  • Aumento do comprimento dos dentes (alongamento);
  • Aumento de volume (largura);
  • Dentes desgastados;
  • Dentes lascados ou quebrados;
  • Alterações e correções suaves de cor.

 

Na Lineare Odontologia, tem profissional especializado nesta técnica. Agende uma avaliação.

 

Fonte: https://saude.abril.com.br/blog/cuide-da-sua-boca/lentes-de-contato-para-os-dentes-posso-usar/

Vinho tinto ajuda no combate às bactérias da boca - Informações - Lineare - Especialidades Odontológicas
26 | 03 | 2018 - Vinho tinto ajuda no combate às bactérias da boca

Segundo estudos da revista americana Journal of Agricultural and Food Chems, o vinho tinto pode auxiliar no combate às bactérias da boca.

A descoberta poderá ajudar na criação de produtos de higiene oral mais eficientes

Depois de mostrar os ganhos ao coração e ao intestino gerados pelo consumo do vinho, cientistas revelam que uma das bebidas mais populares do mundo também pode beneficiar a saúde bucal. Por meio de experimentos em laboratório, pesquisadores espanhóis observaram que os polifenóis — substâncias antioxidantes presentes na uva, no chocolate, no azeite e em alguns vegetais — podem combater bactérias que provocam cáries e danos às gengivas. Os achados foram publicados na revista americana Journal of Agricultural and Food Chems e poderão ajudar na criação de produtos de higiene oral mais eficientes.

Os benefícios gerados pelo consumo de polifenóis foram atribuídos ao fato de que esses compostos são antioxidantes — evitam o envelhecimento e previnem doenças. Mas trabalhos científicos recentes indicam que a substância também pode promover a saúde ao interagir ativamente com bactérias no intestino. Com base nesse mecanismo, os pesquisadores espanhóis analisaram o polifenol de uvas usadas na produção de vinho para identificar se ele tinha capacidade de proteger dentes e gengivas, como isso ocorreria em nível molecular e o que aconteceria se o composto fosse utilizado em conjunto com probióticos.

Estudaram-se as propriedades como terapia para prevenção periodontal e cariogênica, bem como a ação combinada entre polifenóis de vinho e cepas probióticas orais na gestão de doenças bucais derivadas de micróbios.

No experimento, a equipe analisou dois polifenóis do vinho tinto — os ácidos cafeico e o p-coumarico —, extratos de uva e extratos de vinho tinto comercialmente disponíveis. Todos os produtos foram testados em modelos de laboratório feitos com tecidos de gengiva, e analisou-se a ação de bactérias que prejudicam os dentes e as gengivas, causando problemas como placa dentária, lesões e doenças periodontais (infecções gengivais).

Na segunda etapa da pesquisa, os cientistas combinaram os polifenóis estudados no experimento anterior com o Streptococcus dentisani, micro-organismo que a equipe acredita funcionar como um probiótico, ou seja, trabalha em benefício do intestino. A mistura rendeu resultados ainda mais positivos: os polifenóis se mostraram mais eficientes no combate a bactérias maléficas aos dentes.

Mas ainda não é possível decifrar exatamente o que provoca os efeitos protetivos dos polifenóis presentes no vinho para a saúde bucal, mas ela e a equipe identificaram alguns pontos que ajudam a entender melhor os resultados obtidos. Os dados também mostraram que os metabolitos formados quando a digestão dos polifenóis começa na boca podem ser os responsáveis por alguns desses efeitos protetivos aos dentes.

 

 

 

Fonte: Associação Brasileira de Odontologia. Disponível em: <http://www.abo.org.br/noticia/vinho-tinto-ajuda-no-combate-as-bacterias-da-boca-diz-estudo> Acessado em: Março de 2018.

 

Será que você está esquecendo um desses passos na hora de escovar os dentes? - Informações - Lineare - Especialidades Odontológicas
20 | 02 | 2018 - Será que você está esquecendo um desses passos na hora de escovar os dentes?

Todo mundo sabe da importância de escovar os dentes como principal fator para uma boa higiene bucal, para um sorriso saudável e para evitar o mau hálito. Mas, será que todos nós sabemos e seguimos os passos certos para uma boa escovação?

Passos fundamentais da boa escovação dental:
Enxague a boca antes de iniciar a escovação.
Antes de colocar a escova na boca, faça um belo bochecho com água. Esse procedimento tira os maiores resíduos de alimento da boca.

 

Passe o fio dental.

Após o primeiro bochecho, passe o fio dental entre os dentes. E, atenção, não é apenas uma vez em cada espaço. Passe o fio em cada lateral de cada dente, ou seja, ao menos duas vezes por “ponto de encontro” entre os dentes.

Finalize com um novo bochecho, que retirará os resíduos que o fio dental deixou para fora dos dentes.

Agora sim, pegue a escova e a pasta de dente (preferencialmente com flúor para recompor o esmalte do dente).

Inicie o processo pelos dentes superiores. Escove em movimentos circulares, percorrendo todo o dente, desde a região da junção das gengivas, onde se formam placas.

Preste atenção e cuide de um dente por vez. Faça “de fora para dentro”.

Comece com a parte externa dos dentes e depois a interna (de frente para a língua).

Depois, escove “de trás pra frente”, limpando a superfície dos dentes  (parte que mastiga) com movimentos de “vai e vem”.

 

Limpe sua língua.

Após escovar cada dente, escove a língua. Isso irá te ajudar a garantir um hálito fresco e saudável.

Escove ao menos três vezes ao dia.

Troque sua escova regularmente.

Use enxaguante bucal.

Vale conversar com seu dentista para ter a melhor recomendação de tipo de enxaguante bucal e a melhor frequência de uso para seu caso.

 

 

Fonte: Associação Brasileira de Odontologia. Disponível em: <http://www.abo.org.br/noticia/sera-que-voce-esta-esquecendo-um-desses-passos-na-hora-de-escovar-os-dentes> Acessado em: Fevereiro de 2018.

 

 

Fio dental: Um aliado para manter a saúde bucal - Informações - Lineare - Especialidades Odontológicas
29 | 01 | 2018 - Fio dental: Um aliado para manter a saúde bucal

Para adquirir um sorriso bonito com dentes saudáveis, apenas a escovação não é suficiente, visto que uma rotina diária ideal de higienização conta, também, com o uso do fio dental. No entanto, pesquisa realizada pelo DataFolha atestou que apenas 57% da população brasileira faz uso do item diariamente. O estudo foi feito por encomenda do CFO (Conselho Federal de Odontologia).

A escova não consegue atingir todos os cantos da boca e, consequentemente, não elimina toda placa bacteriana e os pequenos resíduos de alimentos que ficam entre os dentes. É recomendável que, para higienização completa, as escovações sejam feitas de 4 a 5 vezes por dia, e o fio dental, então, deve acompanhar esse processo, principalmente após as refeições e antes de dormir.

Para a utilização correta do fio, a dentista explica que é preciso enrolar aproximadamente 40 centímetros de fio ao redor do dedo, deixando 10 centímetros entre os dedos. Segure a fita entre o polegar e o indicador e deslize-a para cima e para baixo, passando cuidadosamente ao redor de cada dente, sem aplicar muita força para não sangrar.

Quando o fio dental não é usado, as chances de desenvolver problemas bucais são grandes. Se a placa bacteriana não for totalmente removida, ela endurece e se transforma em tártaro. Isso compromete a saúde da gengiva e abala a sustentação dos dentes na boca.

Por fim, é fundamental ir ao dentista a cada seis meses. Sempre que tiver dúvida, é o papel do dentista explicar e ensinar sobre a aplicação correta do fio dental, bem como o benefício que a prática traz para a saúde bucal.

 

 

Fonte: Associação Brasileira de Odontologia. Disponível em: <http://www.abo.org.br/noticia/fio-dental-um-aliado-para-manter-a-saude-bucal>. Acessado em 29 de Janeiro de 2018.

Clareamento dental em excesso - Informações - Lineare - Especialidades Odontológicas
10 | 01 | 2018 - Clareamento dental em excesso

Muitas pessoas estão se submetendo ao Clareamento Dental, principalmente depois da grande exposição de atores e atrizes com o sorriso extremamente branco.

É muito fácil, prático e seguro se submeter ao tratamento de Clareamento Dental. O Clareamento Dental está cada vez mais sendo procurado por pessoas que querem ter uma aparência mais jovem e saudável, mas é necessário haver orientação de um profissional para não ultrapassar o limite do clareamento.

Como é feito?

O Clareamento Dental é feito através das moléculas dos géis oxidantes (liberadores de oxigênio) e há duas maneiras de realizá-lo, ou seja, no consultório e na própria casa do cliente.

No consultório, o dentista isola os dentes (com uma resina especial) para proteger as gengivas e aplica um oxidante forte, potencializando seu efeito com LED (um tipo de luz que pode alcançar uma potência maior com menos ou quase nenhum aquecimento e a durabilidade pode chegar a 14.000 horas, bem maior do que a luz halógena (a luz normal) ou Laser).

Em casa, o cliente, sob orientação do dentista, usa um gel oxidante de média potência, juntamente com um dispositivo de aplicação (moldeiras), para usar diariamente. É mais seguro e eficaz, podendo resolver todos os casos.

O grau do clareamento depende também da matiz do dente, ou seja, existem tonalidades (por exemplo as mais acinzentadas ou amarronzadas), que não são tão sensíveis ao clareamento, portanto, não respondem tão fortemente aos clareadores. Nesses casos, se o cliente quiser dentes mais claros tem que lançar mão das facetas laminadas, que são como “unhas postiças” colocadas na face dos dentes, que aí sim mascaram a cor dele.

Em seguida, alguns esclarecimentos a respeito do Clareamento Dental:

1. Qualquer pessoa pode ter os dentes clareados, desde que estejam íntegros (sem muitas restaurações).

2. O Clareamento pode ser feito a partir de 10 anos, sem riscos para a saúde.

3. Os dentes não enfraquecem após serem submetidos às técnicas de Clareamento Dental.

4. Os produtos utilizados são aprovados pelos órgãos vigilantes de saúde do país.

5. Não é recomendável fazer o Clareamento Dental sem orientação profissional.

6. É importante saber que restaurações e próteses não sofrem ação dos clareadores, portanto é possível que após o tratamento, há necessidade de trocar algumas restaurações estéticas ou próteses, pois ficarão mais escuras do que os dentes.

7. O tratamento dura de 7 a 10 dias, podendo variar dependendo do grau de escurecimento e de quanto se deseja clarear.

8. Os dentes podem voltar a escurecer novamente, porém nunca como eram antes. É possível que depois de 1 a 2 anos, seja necessária uma manutenção, que é feita em 2 ou 3 noites de uso.

9. Não existem contra-indicações, porém, por precaução, é aconselhável evitar o tratamento em gestantes e lactantes.

 

Fonte: Associação Brasileira de Odontologia. Disponível em: <http://www.abo.org.br/noticia/clareamento-dental-em-excesso> Acessado em: Janeiro de 2018.

Down
Voltar ao topo ^
Lineare - Especialidades Odontológicas
Contato
Rua Cândido Ramos, 125 - Centro
CEP: 88501-200 - Lages - SC
Fone: (49) 3221-7100
Lineare - Especialidades Odontológicas © 2013
www.lineareodontologia.com.br
Green TI