29 | 11 | 2017 - O que fazer quando o dente quebra?

Com alguns cuidados simples, dá para diminuir o sangramento e inflamação causados por uma fratura bucal. Confira aqui um passo a passo criado pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) mostrando o que fazer no caso de um dente quebrado. Já adiantamos: procurar um cirurgião-dentista é indispensável.

Estanque o sangramento
Caso haja sangramento, a primeira medida é estancá-lo com uma gaze embebida em água fria. Pressione o local machucado – sem fazer muita força – até que ele diminua.

Faça um bochecho
O próximo passo é fazer um bochecho para tirar todo o resíduo de sangue da boca e limpar a região afetada. Não aplique medicamento ou outro produto, como enxaguante ou creme dental – eles podem causar irritação. Água já é suficiente.

Use gelo para evitar o inchaço
Depois do bochecho, é recomendável colocar gelo no local até o atendimento com um cirurgião-dentista. Tomar um sorvete também pode ajudar, mas tome cuidado e evite situações que podem agravar o ferimento. As baixas temperaturas evitam o agravamento do processo inflamatório.

Procure um cirurgião-dentista
Os tipos de tratamento variam e dependem do nível de fratura e comprometimento das estruturas. O cirurgião-dentista é o profissional recomendado para as orientações e condutas clínicas, e deve ser procurado o mais rapidamente possível.

Fonte: Associação Brasileira de Odontologia. Disponível em: <http://www.abo.org.br/noticia/o-que-fazer-quando-o-dente-quebra> Acessado em: novembro de 2017.