Perfurações na língua, lábios e bochechas precisam de atenção especial.

Piercings na boca exigem cuidados maiores do que os colocados em outras partes do corpo. A região oral é repleta de bactérias que fazem parte do processo digestivo, entre outras funções, o que significa que uma perfuração na mucosa bucal pode provocar infecções.

Por isso, a decisão de colocar um piercing na região deve ser muito bem avaliada. Se o paciente não estiver disposto a mudar hábitos e aumentar o tempo investido em higiene bucal.

Confira  dicas para manter os piercings sem descuidar da saúde.

 

Procure um profissional

A primeira dica é antes mesmo de colocar a joia. Nada de fazer a perfuração em casa ou com amigos.

 

Evite alimentos quentes

O ideal é evitar alimentos muito quentes, pelo menos nos primeiros dias. O tempo de cicatrização varia de acordo com o que foi perfurado, podendo chegar a 10 semanas.

 

Tire o piercing para escovar os dentes

Mesmo que não seja confortável, o ideal é retirar o piercing sempre no momento de escovar os dentes. A peça pode acumular sujeira, restos de alimento e, por consequência, bactérias. O que aumenta o risco de inflamações e infecções no local.

 

Limpe o acessório

Antes de recolocar o acessório, é importante fazer a higiene dele também. Pode ser apenas com água corrente, mas tenha cuidado para remover qualquer vestígio de placa bacteriana.

 

Piercing não é brinquedo

Não fique brincando ou mordendo a joia. Movimentar o adereço dentro da boca pode lesionar o esmalte ou causar a retração de gengiva, fragilizando a estrutura do dente dos tecidos próximos.

 

Examine a sua boca

As mudanças na mucosa oral, provocadas por patologias, podem acontecer de forma muito rápida. Por isso é importante observar a boca e verificar se existem mudanças no tecido ou lesões. Identificando alguma alteração é indicado procurar o dentista.

Deixe uma resposta