Com a alteração dos hormônios, a saúde bucal deve ser mantida sob cuidado constante, pois muitas transformações e bactérias acometem a boca da gestante, influenciando na saúde da mãe e do bebê.
Durante toda a gravidez, é necessário manter os cuidados odontológicos, com visitas periódicas ao dentista para se evitar qualquer problema infeccioso que acarrete em maiores consequência para a mãe e o bebê. Alguns cuidados básicos, como higienização diária completa, composta por pasta, escova e fio dental, podem ser tomados pela própria gestante, mesmo para as que utilizam aparelho ortodôntico, a fim de prevenir problemas mais graves.
Principais problemas
Nessa fase, é muito comum as mulheres apresentarem sintomas de bruxismo, quando se range os dentes, apertamento dental, cáries ou até mesmo sangramento na região da gengiva. Ainda, algumas mulheres podem, ainda, desenvolver o granuloma gengival, que é ocasionado pelas mudanças hormonais, resultando em maior sensibilidade e sangramentos na gengiva.
Esse sangramento ocorre devido à existência de placas bacterianas que são mais estimuladas a se desenvolver a partir da alimentação rica em açúcar e alimentos ácidos. Cuidados com a alimentação nesse período são fundamentais para prevenir este tipo de situação. A mudança de paladar é muito comum e a gestante aguça pela ingestão de alimentos mais ácidos e doces, além de vomitar, o que provoca um aumento na acidez da saliva, deixando-a mais propensa às cáries.
Fonte: http://www.odontomagazine.com.br/2014-05-cuidados-odontologicos-durante-a-gravidez-13407