Todo mundo sabe da importância de escovar os dentes como principal fator para uma boa higiene bucal, para um sorriso saudável e para evitar o mau hálito. Mas, será que todos nós sabemos e seguimos os passos certos para uma boa escovação?
Passos fundamentais da boa escovação dental:
Enxague a boca antes de iniciar a escovação.
Antes de colocar a escova na boca, faça um belo bochecho com água. Esse procedimento tira os maiores resíduos de alimento da boca.
Passe o fio dental.
Após o primeiro bochecho, passe o fio dental entre os dentes. E, atenção, não é apenas uma vez em cada espaço. Passe o fio em cada lateral de cada dente, ou seja, ao menos duas vezes por “ponto de encontro” entre os dentes.
Finalize com um novo bochecho, que retirará os resíduos que o fio dental deixou para fora dos dentes.
Agora sim, pegue a escova e a pasta de dente (preferencialmente com flúor para recompor o esmalte do dente).
Inicie o processo pelos dentes superiores. Escove em movimentos circulares, percorrendo todo o dente, desde a região da junção das gengivas, onde se formam placas.
Preste atenção e cuide de um dente por vez. Faça “de fora para dentro”.
Comece com a parte externa dos dentes e depois a interna (de frente para a língua).
Depois, escove “de trás pra frente”, limpando a superfície dos dentes (parte que mastiga) com movimentos de “vai e vem”.
Limpe sua língua.
Após escovar cada dente, escove a língua. Isso irá te ajudar a garantir um hálito fresco e saudável.
Escove ao menos três vezes ao dia.
Troque sua escova regularmente.
Use enxaguante bucal.
Vale conversar com seu dentista para ter a melhor recomendação de tipo de enxaguante bucal e a melhor frequência de uso para seu caso.
Fonte: Associação Brasileira de Odontologia. Disponível em: <http://www.abo.org.br/noticia/sera-que-voce-esta-esquecendo-um-desses-passos-na-hora-de-escovar-os-dentes> Acessado em: Fevereiro de 2018.