20 | 08 | 2020 - Associação entre doença periodontal e doença cardiovascular

Cerca de 100 milhões de indivíduos no mundo têm doença periodontal (DP) moderada a grave (15% dos adultos de 21 a 50 anos e 30% acima dos 50 anos). A prevalência e a gravidade da doença aumentam com a idade; 97% a 100% dos indivíduos aos 45 anos apresentam alguma forma de DP.

A doença periodontal, conhecida também como periodontite, acomete tecido ósseo e ligamentos periodontais. Caracteriza-se pela presença de sangramento, edema e aumento do fluido cervical, resultantes da atividade inflamatória (mediada por bactérias ou endotoxinas) e da resposta imunológica/ humoral do hospedeiro (mediada por leucócitos polimorfonucleares, linfócitos, imunoglobulinas e sistema complemento).

O edema do tecido gengival e o sangramento podem levar à reabsorção óssea e à perda do elemento dentário pela eliminação total do tecido de sustentação. A periodontite se inicia por colonização de bactérias Gram-negativas e anaeróbicas que se aderem às bactérias já existentes na placa bacteriana (Gram-positivos), alterando a concentração hidrogeniônica e a tensão do oxigênio, ocasionando uma reação inflamatória.

 

Fonte: http://departamentos.cardiol.br/dha/revista/16-3/11-associacao.pdf

Down
Voltar ao topo ^
Lineare - Especialidades Odontológicas
Contato
Rua Cândido Ramos, 125 - Centro
CEP: 88501-200 - Lages - SC
Fone: (49) 3221-7100
Lineare - Especialidades Odontológicas © 2013
www.lineareodontologia.com.br
Green TI