Cerca de 100 milhões de indivíduos no mundo têm doença periodontal (DP) moderada a grave (15% dos adultos de 21 a 50 anos e 30% acima dos 50 anos). A prevalência e a gravidade da doença aumentam com a idade; 97% a 100% dos indivíduos aos 45 anos apresentam alguma forma de DP.
A doença periodontal, conhecida também como periodontite, acomete tecido ósseo e ligamentos periodontais. Caracteriza-se pela presença de sangramento, edema e aumento do fluido cervical, resultantes da atividade inflamatória (mediada por bactérias ou endotoxinas) e da resposta imunológica/ humoral do hospedeiro (mediada por leucócitos polimorfonucleares, linfócitos, imunoglobulinas e sistema complemento).
O edema do tecido gengival e o sangramento podem levar à reabsorção óssea e à perda do elemento dentário pela eliminação total do tecido de sustentação. A periodontite se inicia por colonização de bactérias Gram-negativas e anaeróbicas que se aderem às bactérias já existentes na placa bacteriana (Gram-positivos), alterando a concentração hidrogeniônica e a tensão do oxigênio, ocasionando uma reação inflamatória.
Fonte: http://departamentos.cardiol.br/dha/revista/16-3/11-associacao.pdf