17 | 09 | 2014 - Como se prevenir de lesões bucais

Lesões bucais causam incômodo e podem ser indícios de doenças sérias. Cuidados básicos podem evitá-las, conheça-os

 

Você acorda cedo, ainda tomado pelo sono. Parte com sede demais ao café e uma queimadura na língua te faz passar o dia pensando como teria sido melhor esperar a bebida esfriar um pouco. Ao escovar os dentes, a escova escapa e acerta em cheio a gengiva. Dói na hora e vai continuar doendo por uma semana. Quem não se identifica com alguma das situações descritas acima?

 

Nem sempre elas são causadas por desatenção. Momentos de estresse, baixa imunidade ou um vírus podem desencadear reações em nossa boca. “A cavidade oral é um órgão complexo e que frequentemente é acometido por diferentes lesões. Elas podem surgir como alterações locais ou em decorrência de doenças que estão afetando outros sistemas e apresentam manifestações locais”, afirma a cirurgiã-dentista Priscila Valles Rocha (SP).

 

De olho nas lesões

 

Doenças como aftas, candidíase e herpes simples não causam problemas além da dor – ainda que sejam incômodas, o que pode se esperar de um machucado em um ambiente úmido e sob constante ação bacteriana. Mas atenção: feridas como a leucoplasia podem indicar doenças mais sérias. “Essas lesões indicam a presença do câncer ou de alguma das Doenças Sexualmente Transmissíveis, (DSTs) como Aids e HPV.

 

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/

Down
Voltar ao topo ^
Lineare - Especialidades Odontológicas
Contato
Rua Cândido Ramos, 125 - Centro
CEP: 88501-200 - Lages - SC
Fone: (49) 3221-7100
Lineare - Especialidades Odontológicas © 2013
www.lineareodontologia.com.br
Green TI