Discretos coloridos, de uma cor só ou invisíveis. Cada vez mais eles evoluem para satisfazer os pacientes
Os aparelhos ortodônticos não caíram no gosto popular por acaso. Há 10 anos, eles eram pesados, dolorosos e constrangedores. Só quem era obrigado usava. Hoje, estão mais baratos, menores e até invisíveis. Segundo a dentista Leda Monguilhott, especialista em ortodontia, os pacientes não procuram mais tratamentos apenas em busca da solução para problemas funcionais — dentes mal posicionados, com espaços ou desalinhados. Eles querem aparelhos confortáveis e que não influenciem na aparência durante o processo de correção.
— Os avanços aconteceram para que ficassem mais convenientes ao paciente e mais rápidos, usando fios que movimentam os dentes de maneira mais biológica, menos dolorosa e em tempo mais curto em busca da estética dentária tão desejada.
A especialista explica que há diversos tipos de aparelhos, que podem ser colocados na face externa ou interna dos dentes, dependendo da recomendação do ortodontista e da vontade e possibilidade do paciente durante o tratamento.
A EVOLUÇÃO DOS APARELHOS
Aparelho Fixo
– Tratamento corretivo com brackets convencionais na parte da frente dos dentes.
Aparelho Ortolingual
– Acessórios são colados por trás dos dentes com a opção de serem mais estéticos e uso dos brackets mais transparentes.
Aparelho Ortodôntico Autoligável
– Não usa elásticos na correção dos dentes, diminuindo o incômodo durante o tratamento.
Invisalign
– É o aparelho mais inovador. São placas transparentes, chamadas de alinhadores, que dão mais conforto ao paciente, já que ele pode remover para se alimentar, dando uma aparência praticamente invisível, movimentando os dentes também de uma maneira mais confortável. Não interfere na fala ou na aparência do paciente. Apesar de mais caro, é indicado para quem não se sente bem com os fixos.
QUANDO SE USA APARELHOS ORTODÔNTICOS?
– Más oclusões (mordidas erradas)
– Espaços entre os dentes (diastemas)
– Dentes que se comprimem uns aos outros (apinhamento dental)
– Dentes desalinhados, sobremordidas, mordidas abertas e mordidas cruzadas problemas estéticos
Fonte: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/variedades/vida-e-saude/